sábado, 21 de abril de 2012

Sobre o Jejum





A Igreja Ortodoxa mantém a prescripção do jejum como instrumento de aperfeiçoamento e santificação dos seus fiéis.Estamos no meio da nossa Grande Quaresma, que prepara a Festa das Festas a Pascoa do Senhor, a Santa e Gloriosoa Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
A prática do jejum num tempo como o nosso onde se anuncia um Cristo light,parece um contrasenso. Prevalece nos meios religiosos cristãos um Cristo sem Cruz, sem esforço, sem caminho estreito...de consumo, de enfeite. Cristo se adequa às nossas necessidades e desejos...um Cristo solução de todos os nossos problemas...parce um Bom Bril-para mil utilidades, para proporcionar a cada um "sua vitória" e seu "triunfo" particulares. S. Paulo aos Filipenses alerta: "Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus" (Fil 2:21).
Mas qual é a importância do jejum hoje? Um jornal de circulação nacional publicou a noticia de que mais da metade da população brasileira está acima do peso.Se por um lado os habitos alimentares dos brasileiros não são muito saudáveis, por outro,cada vez mais a cultura do consumo mostra uma falta de limites e de controle na maneira, também, de alimentar-se. Nem só de pão vive o homem...disse nosso Senhor. O jejum é uma prescripção adequada as necessidades do corpo e da alma pois nos ajuda a ter dominio sobre nós mesmos, sobre nossos apetites e paixões. Cristo recomendou aos seus discípulos jejum e oração para expulsar os espíritus impuros...as paixões que nos dominam.As restrições alimentares da quaresma, o jejum e a abstinência contribuem para que nos tornemos, pelo esforço e aprendizagem receptáculos da Graça de Deus que nos auxilia a lutar o bom combate. "Velai, estais firmes na fé, portai vos virilmente e esforçai vos" ( I Cor 16: 13).
A sociedade contemporânea desconhece limites ou mesmo a moderação, que os filósofos gregos apreciavam tanto na educação do povo. Hoje em dia estamos muito longe de qualquer parâmetro de moderação, a regra é o exceso, o exagero, a velocidade, a gula, a ganância.
A voracidade é a marca do nosso tempo
O consumo de drogas, sinal dos tempos é a voracidade com que se tenta apaziguar a vertigem que toma conta das almas desprovistas de sentido para suas existencia. Prisioneiras de um mundo fechado em si mesmo que conduz ao nada; a droga é uma tentativa frustrada para "mudar o mundo" vive-se a a mais cruel das ilusões; a droga é um objeto mágico que nos dará um estado novo, poderoso, brilhante e que nos tornará "super homens" como Adão, os homens de hoje querem ser "deuses" por seus próprios meios.
Não existe comunhão, mas consumo-como as feras famintas devoram suas presas. O mundo não é mais eucaristia- o homem desde o Paraiso escolheu afastar-se de alimentar-se de Deus e escolhe alimentar-se do mundo. " Não vos conformeis com este mundo" (Rom 12:2).
Porque Deus não é mais o nosso alimento, porque não dependemos dele para viver ( ou pensamos) queremos a vida fora da Vida...encontramos a morte fria e desoladora desprovindo a nossa existência de finalidade. " Até quando geração incredula vos suportarei?" (Mc 9:19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...